Mais 220 alunos são formados pelo PROERD no município
01/12/2017 17:24
O Governo Municipal de Antônio João, através da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, realizaram na última quinta-feira, dia 30, a cerimônia de formatura de mais 220 alunos atendidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Os formandos são das escolas Aral Moreira, Maika Sanabria, Pantaleão Coelho Xavier e Tupã’í.   A cerimônia de entrega de certificados para os alunos contou com a presença da secretária municipal de Educação, Sandra Vedovato, que no ato representou a prefeita Márcia Marques; Ramão Waldir Ribas de Araújo, presidente da Câmara Municipal; Major Carlos Magno da Silva, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar; Tenente Luzia, coordenadora do PROERD no 4º BPM, professores, coordenadores, diretores, entre várias outras autoridades e personalidades do município.   O PROERD é, segundo a Polícia Militar, é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (E.U.A), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a nossa realidade e hoje administrado pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da sua Câmara Técnica.   Em Antônio João, as aulas foram ministradas pelos policiais militares, Paulina Ribeiro e Cristian David Colman Lima. Falando em nome do Governo Municipal, a secretária Sandra Vedovato, disse que a formatura dos alunos de Antônio João representa um momento de muita alegria. “Vejo isso com muita satisfação. Essa é a 6ª turma de formandos no município. O Proerd chegou a Mato Grosso do Sul há 20 anos, mas nasceu nos Estados Unidos e depois foi trazido para o Brasil. Essa foi uma importante decisão, porque desta forma criamos mecanismos para aproximar os pais, alunos e professores da Polícia Militar, uma instituição que está ao nosso lado dando segurança. Os instrutores, os policiais Cristian e Paulina, instruíram nossas crianças para dizerem não tanto para as drogas lícitas quant  para as ilícitas. Cigarro e álcool são as drogas que chegam primeiro, depois vem as mais pesadas, o mal do século, o tráfico faz aumentar a violência. Aprendemos muito com a Polícia Militar para ajudar a combater esse mal. Se hoje temos 220 crianças que receberam as instruções, isso nos dá a certeza que teremos um mundo melhor e uma Antônio João cada vez mais especial”, ressaltou.   O presidente da Câmara Municipal, Ramão Waldir, durante seu pronunciamento disse que o Proerd é um trabalho muito bonito e inteligente desenvolvido para a comunidade local. “Antigamente os pais assustavam os filhos pequenos quando não queriam obedecer dizendo: olha a polícia está passando ai. Hoje não existe mais isso, esse trabalho de aproximação da polícia com o cidadão de bem é muito importante. Hoje o que estamos vendo hoje é uma integração com a comunidade bastante fortalecida, inclusive com os irmãos indígenas, tirando nossas crianças e adolescentes do mal caminho. A droga é a responsável pela destruição de muitas famílias”, destacou.   O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Major Carlos Magno, iniciou seu pronunciamento fazendo um agradecimento pela parceria do Governo Municipal com a Polícia Militar. “Essa parceria não é só com o PROERD, a prefeita Márcia Marques fez investimento na melhoria do pelotão, apesar de não ser obrigação do município, mas ela sabe que nós estamos aqui para atender aos munícipes. Todos os municípios sofrem com a falta de recursos, mas a prefeita de Antônio João priorizou a educação e a segurança pública e hoje o que estamos vendo aqui é uma cidade limpa, educação de qualidade com as crianças uniformizadas com as camisetas do PROERD e isso não é comum por ai em outras cidades. Nossos sinceros agradecimentos ao Governo Municipal. Todos os pais aqui presentes também estão demonstrando comprometimento e isso é mais que compromisso porque estão aqui perto dos seus filhos. Também em nome da Polícia Militar queremos fazer agradecimentos aos diretores, professores e coordenadores por terem aberto as portas das salas de aulas para os ensinamentos. Hoje o certificado que estamos entregando para 220 crianças talvez esse seja o principal certificado, prque ele representa vida, o futuro das nossas crianças que estarão livres das drogas. É um certificado para colocar em local de destaque na sala da casa”, ressaltou.