Acolhimento em Família Acolhedora: Transformando Vidas com Amor Temporário
Uma Iniciativa Centrada no Cuidado e Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes em Situações de Vulnerabilidade
07/12/2023 10:23

No coração do Brasil, a iniciativa de Acolhimento em Família Acolhedora emerge como um farol de esperança para crianças e adolescentes que enfrentam momentos delicados em suas vidas.

Sobre o Acolhimento em Família Acolhedora:

O Acolhimento em Família Acolhedora é uma medida de proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, destinada a oferecer um ambiente seguro e afetivo para aqueles que precisam ser temporariamente afastados de suas famílias de origem. Contrapondo-se aos abrigos institucionais, este modelo enfatiza a experiência permeada de afeto, cuidado e proteção.

Como Funciona:

Famílias acolhedoras, cuidadosamente selecionadas, preparadas e acompanhadas por uma equipe de profissionais, abrem suas portas para acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Durante o período de acolhimento, que não ultrapassa 18 meses, essas famílias assumem todos os cuidados e proteção, proporcionando uma experiência familiar durante um momento desafiador.

Objetivos e Prioridades:

O objetivo principal é promover o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, com prioridade na reintegração à família de origem sempre que possível. Quando isso não é viável, a transição para adoção é considerada. Esta abordagem, respaldada por pesquisas científicas, busca garantir o melhor interesse e bem-estar dos envolvidos.

Desafios e Avanços:

Apesar de seus benefícios comprovados, apenas 4.9% das crianças e adolescentes em medida protetiva no Brasil são atendidos por meio do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. A jornada está apenas começando, e é crucial unir esforços para expandir e fortalecer essa iniciativa, proporcionando mais oportunidades de amor temporário a quem mais precisa.

Ser uma família acolhedora é mais do que uma tarefa temporária; é uma experiência de amor que deixa marcas eternas. Em meio a desafios, estas famílias oferecem não apenas um lar temporário, mas sim um refúgio de amor e cuidado.

Faça parte dessa jornada. Seja a diferença. Saiba como se tornar uma família acolhedora em familiaacolhedora.org.br. #AcolhimentoFamiliar #AmorTemporario #TransformandoVidas

Texto/Fonte: Prefeitura de Antonio João