Quem Ama não mata
A Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres realizou nessa quarta-feira (02) o encontro Estadual de Gestoras Municipais de Políticas para Mulheres
Foto: Secom
02/06/2021 15:12
O Paço municipal de Antonio João recebeu nessa quarta-feira (02) o encontro Estadual de Gestoras Municipais de Políticas paras as Mulheres, que foi realizado de forma virtual. O encontro contou com a participação da Secretaria de Assistência Social, Simone Castilho, Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte, Cris Ramos, Vereadora Neiva Janeth, Gestora da Subsecretária das políticas públicas para as mulheres de Antonio João, Graciely Cuenete e do Prefeito, Marcelo Oliveira. O encontro teve como objetivo divulgar aos municípios o Mapa do Feminicídio e lançou a cartilha “Feminicídio: Quem ama não mata! ” A Gestora da subsecretaria das políticas públicas para as mulheres de Antonio João, Graciely Cuenete ressaltou que a cada hora, 536 mulheres sofrem algum tipo de violência física no Brasil e que esse dado é alarmante, tendo em vista que dentro dessas estatísticas estão inseridas apenas os dados que registram a agressão física e não a psicológica. Dados da Secretaria de Assistência social de Antonio João, apontam que no município a violência contra a mulher, em sua maioria, é núcleo familiar (realizado por pai, mãe, irmãos ou companheiro afetivo) e acontece principalmente dentro de casa, o chamado machismo estrutural. As mulheres que sofrem algum tipo de agressão física ou psicológica no município, em praticamente 100% dos casos, não chegam a prestar algum tipo de denúncia, o que fortalece a ideia de impunidade do agressor, seja ele homem ou mulher. De acordo com o relatório da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o número de mulheres que cometem suicídio cresceu mais de 45,7% entre 2009 e 2019 no Brasil. A OMS estima que 20% dos suicídios globais ocorrem por autoenvenenamento com o uso de pesticidas, sendo o terceiro método mais comum de mutilação depois de enforcamento e o uso de armas de fogo. A Gestora, Graciely Cuenete, informou que a subsecretaria das políticas públicas para as mulheres de Antonio João irá estar realizando, através da Prefeitura, em parceria com vereadoras, secretarias e personas do município, ações que visam combater na base o machismo e a violência contra a mulher.
Texto/Fonte: SECOM