Foto: CEC
A Prefeitura de Antônio João, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, anunciou que a partir de março de 2026 terá início a coleta seletiva de lixo seco e reciclável no município. O serviço será realizado pela empresa CEMAPS Ambiental Projetos e Serviços, responsável pela execução da coleta.
Nesta etapa, a coleta será exclusivamente de lixo seco, ou seja, materiais recicláveis como papel, papelão, plástico, vidro e metais. A Secretaria orienta que não devem ser colocados para a coleta seletiva resíduos orgânicos e contaminantes, como restos de comida, lixo de banheiro, fraldas descartáveis, absorventes e similares, que não são recicláveis e comprometem o processo de reaproveitamento dos materiais.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Nathan Pereira Rodrigues, a implantação da coleta seletiva representa um avanço importante para o município.
“Antônio João vem, há anos, trabalhando para sair do mapa dos municípios sem responsabilidade ambiental. Desde o início da atual gestão, tivemos muitos avanços na destinação correta do lixo e dos resíduos. Problemas acumulados por mais de 40 anos estão sendo resolvidos em um curto período de tempo. Isso é legado, é responsabilidade com o cidadão e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destacou.
O prefeito Marcelo Pé ressaltou que a iniciativa é resultado de parcerias que abrem caminhos para o desenvolvimento do município.
“São ações que muitas vezes não aparecem aos olhos da população, porque a destinação correta do lixo acontece longe do centro da cidade. Alguns gestores deixam de investir nisso por acharem que o que não é visto não é lembrado. Mas a verdade é que trabalhar pelo meio ambiente é garantir um futuro saudável para a nossa gente e também para a nossa natureza”, afirmou.
A administração municipal informa ainda que está sendo elaborado um cronograma de coleta, que será divulgado em breve. A população será comunicada sobre os dias em que o caminhão da coleta seletiva passará em cada bairro, para que todos possam se organizar e colaborar com a separação correta dos resíduos.
