
A busca pela regularização documental de obras, alinhamento de projetos e resolução de pendências antigas levou o prefeito de Antônio João, Marcelo Pé, a cumprir uma intensa agenda de trabalho em Brasília nesta semana. O prefeito está diretamente empenhado em resolver questões que impactam obras e serviços essenciais no município, algumas delas paralisadas ou pendentes há mais de uma década.
Entre os principais entraves, está a situação do CEINF Professora Delacy Aparecida Leite, uma obra que se arrastou por mais de 14 anos, atravessando três gestões anteriores. Apesar de ter sido concluída na atual administração, com recursos próprios do município, o centro de educação ainda apresenta pendências documentais junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), impedindo sua regularização definitiva.
Outro exemplo é a Unidade de Saúde da Família (ESF) Teófilo Teixeira da Rosa, que, embora concluída e em funcionamento, não consta oficialmente no “Mapa da Saúde”, comprometendo a plena integração da unidade nos programas e sistemas do Ministério da Saúde.
“São pendências que não poderiam mais ser ignoradas. A gente poderia fingir que não existe, mas isso compromete o município no futuro. Não tem outro jeito: ou a gente vem aqui, bate de porta em porta, cobra, apresenta documento e faz andar, ou continua tudo parado. E quem me conhece sabe que eu não sou de esperar cair do céu. Coloco a pastinha embaixo do braço e ando toda essa Esplanada. Antônio João não teria avançado tanto se não fosse essa nossa disposição de resolver e trabalhar”, afirmou o prefeito Marcelo Pé.
Ministério da Saúde: Celeridade nos processos
Nesta terça-feira (18), Marcelo Pé esteve no Ministério da Saúde, reunido com Tacilia Azevedo Pimenta, Assessora Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, para tratar das pendências relativas à documentação das unidades de saúde.
Tacilia destacou que o momento é de priorizar a resolução desses processos:
“É hora de dar celeridade, destravar essas demandas e garantir que o município não fique prejudicado. Nosso papel é ajudar, orientar as equipes técnicas e trabalhar para que essas situações, que se arrastam há muitos anos, sejam finalmente solucionadas. Estamos aqui para isso”, afirmou.
No FNDE, foco na educação
O prefeito também esteve no FNDE, tratando das pendências do CEINF e reforçando o interesse do município em destravar recursos e garantir a legalização completa da obra, além de abrir espaço para novos projetos na área da educação.
“É desgastante, são muitas reuniões, muitas caminhadas, mas necessário. As pessoas precisam entender que isso faz parte do trabalho. Aqui em Brasília, quem não pede, não leva. E eu peço, cobro, insisto. Faço isso porque sei que quem vai ganhar com isso é o povo de Antônio João. E é assim que temos conseguido mudar a realidade do nosso município”, reforçou o prefeito.
Segurança na Fronteira em pauta no Ministério da Defesa
Ainda na terça-feira, Marcelo Pé esteve no Ministério da Defesa, onde se reuniu com Antonio Mendes, Coordenador Especial da pasta. Na pauta, temas relacionados à segurança na linha de fronteira, considerando que, embora Antônio João não tenha uma cidade fronteiriça diretamente, faz divisa territorial com o Paraguai.
Na reunião, o prefeito apresentou demandas que envolvem segurança, controle e ações específicas que são de competência federal, buscando parcerias que tragam mais proteção e desenvolvimento para a região.
“Nosso compromisso é esse: fazer o certo, colocar Antônio João no caminho da legalidade, destravar o que estava parado e abrir espaço para muito mais desenvolvimento. Estamos cuidando do hoje e também garantindo um futuro sólido para nossa cidade e para nossa gente”, concluiu Marcelo Pé.
A Prefeitura informou que, nas próximas semanas, trará atualizações sobre os resultados das agendas e os próximos passos para a formalização dos processos e avanços conquistados.