Saúde de Antonio João Inicia Vacinação Contra a Dengue: Um Passo Importante no Enfrentamento da Doença
Prefeitura promove imunização de crianças de 10 a 11 anos como primeira etapa da campanha, visando ampliar a proteção contra o mosquito transmissor.
Secretário Municipal de Saúde, Rafael Santos da Rosa, acompanhou a aplicação das primeiras doses da vacina contra a Dengue em Antonio João.
Foto: Luan F. Saldanha
15/02/2024 17:42

A Prefeitura de Antonio João, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu um importante passo no enfrentamento da Dengue ao iniciar a aplicação das primeiras doses do imunizante contra a doença. Nesta fase inicial, o público-alvo são crianças de 10 a 11 anos, e novos grupos serão contemplados à medida que mais doses forem recebidas.

Sobre a vacina, os estudos foram realizados com 20.099 crianças e adolescentes saudáveis de 4 a 16 anos, residentes em países endêmicos, com diferentes faixas etárias e regiões geográficas. O esquema vacinal da Qdenga, como é chamada a vacina, é composto por duas doses, com intervalo de 90 dias entre cada uma.

A recomendação é que mesmo quem já teve Dengue se vacine, pois isso pode prevenir novas infecções ou, em caso de contágio, sintomas mais leves. Aqueles que tiveram Dengue recentemente devem aguardar seis meses para tomar a vacina, mantendo o esquema vacinal mesmo em caso de diagnóstico no intervalo entre as doses.

Quanto à eficácia, dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim) mostram que a Qdenga é eficaz contra os diferentes sorotipos do vírus: DENV-1 (69,8%), DENV-2 (95,1%) e DENV-3 (48,9%).

O Secretário Municipal de Saúde, Rafael Santos da Rosa, enfatizou a importância da adesão à campanha e destacou outras medidas de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, como visitas domiciliares da vigilância, aplicação de fumacê e instalação de armadilhas. "É momento de conscientizar e combater o mosquito juntos, para que possamos vencer essa batalha", ressaltou o Secretário.

Texto/Fonte: Joaz B. M.